Proteger a vida terrestre: o nosso contributo

O uso sustentável dos ecossistemas terrestres sempre foi importante para manter um equilíbrio entre a natureza e as atividades do ser humano como, por exemplo, forma de protegermos a nossa casa: a Terra.

A biodiversidade é essencial para o bem-estar humano e para o mundo natural, mas o que significa este conceito? Quais são as principais ameaças à biodiversidade? Saiba de que forma o Green Grease consegue proteger a vida terreste.

Biodiversidade: o que significa?

A biodiversidade, segundo a Agência Europeia do Ambiente (AEA), diz respeito à variedade de ecossistemas, espécies e genes que existem no nosso mundo ou num habitat. É importante para o bem-estar do ser humano, pois proporciona serviços que sustentam economias e sociedades, e para os serviços fornecidos pela natureza (por exemplo, regulação climática, fertilização, produção de alimentos, combustíveis, entre outros).

Desta forma, a biodiversidade abraça todos os seres vivos de várias origens: terrestre, marinha e outros ecossistemas aquáticos.

O que pode ter impacto negativo na biodiversidade?

Sabe que, segundo a ONU, cerca de um milhão de espécies, num total de 8 milhões, está em vias de extinção?

A AEA indica que se verifica uma redução gradual da biodiversidade com consequências negativas. O que pode originar esta redução da biodiversidade?

  • Alteração do uso dos solos (desflorestação, urbanização, entre outros)
  • Exploração direta
  • Alterações climáticas e poluição
  • Espécies invasoras

Fonte: UN Report

As consequências desta redução são várias e têm impacto não só no ambiente mas também no ser humano.

  • Extinção de espécies
  • Efeitos económicos e sociais: a perda de biodiversidade tem impacto na segurança alimentar e no desenvolvimento de produtos farmacêuticos

Cerca de um milhão de espécies, num total de 8 milhões, está em vias de extinção – ONU

Uma das soluções: Proteger a vida terrestre

Nos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável então englobados os objetivos de proteger a vida marinha e de proteger a vida terrestre.

Para além da conservação, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres e de água doce, a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas também foi uma das metas estabelecidas até 2020.

Até 2030, os objetivos passam por combater a desertificação e restaurar a terra e o solo degradados e assegurar a conservação dos ecossistemas de montanha.

Como medidas gerais, é importante realçar medidas para reduzir a degradação de habitats naturais, reduzir o impacto das espécies invasoras, conservar a biodiversidade e dos ecossistemas e implementar uma gestão florestal sustentável.

O Green Grease ajuda a proteger a vida terrestre

O Green Grease é um projeto que tem como foco principal evitar o impacto negativo do óleo alimentar usado no ambiente através da sua valorização. Com impacto na vida terrestre estes impactos são os seguintes:

  • Causa de várias doenças que podem ser transmitidas para humanos e animais, como é o caso da leptospirose, febre tifóide, cólera, salmonelose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase;
  • Pode originar a morte de espécies marinhas: o óleo não se mistura na água e, ao formar uma camada sobre a mesma, impede a entrada de luz e oxigénio para o meio aquático;
  • Polui o lençol freático ao infiltrar-se nos solos e prejudica o crescimento das plantas. Pode também afetar o metabolismo de bactérias e micro-organismos que deterioram compostos orgânicos que se tornam nutrientes para o solo;
  • Aumenta o problema do aquecimento global pois durante a sua decomposição é formado gás metano, um dos gases do efeito de estufa.

Ao permitir a transformação do óleo alimentar usado em detergentes ecológicos altamente biodegradáveis, o projeto Green Grease atinge o seu objetivo de proteger a vida terrestre, no que toca a evitar todos estes problemas do óleo alimentar usado:

  1. Evita, de forma indireta, a propagação de doenças;
  2. Evita a poluição das águas e, consequentemente, a morte de espécies marinhas
  3. Diminui a poluição dos solos
  4. Reduz uma das causas do aquecimento global


Scroll Up