Projeto SPARC: sustentabilidade nas escolas

A sustentabilidade nas escolas é uma temática que faz parte do dia a dia dos agrupamentos com o objetivo de educar as crianças para a importância do desenvolvimento sustentável e de proteger o planeta Terra com ações simples que fazem toda a diferença.

Educar as crianças permite também que estas sensibilizem os mais adultos a adotar novas ideias e práticas sustentáveis em suas casas. Uma destas práticas é a reciclagem de resíduos como é o caso do óleo alimentar usado.

Para promover uma educação para a sustentabilidade, o Município de Vagos dá as mãos à Mistolin e à EcoX para fazer chegar a toda a comunidade o Programa SPARC Vagos.

Be a Hero, Be Green: sustentabilidade nas escolas

O projeto SPARC é um programa de sensibilização intramunicipal inserido no programa Green Grease. Tem como principal objetivo a sensibilização e a criação de hábitos de reciclagem do óleo alimentar usado (OAU), em especial:

  • Sensibilizar para a proteção do ambiente;
  • Promover os comportamentos de reutilização e reciclagem;
  • Aumentar a quantidade de óleos alimentares usados recolhidos para reciclagem e encaminhados para valorização;
  • Reciclar os óleos alimentares usados (OAUs recolhidos);
  • Consciencializar para a importância da economia circular na proteção do ambiente.

Com a colocação de oleões nos Jardins de Infância, escolhas de 1º e 2º ciclos, escolas secundárias e escolas profissionais este projeto apela à consciencialização da importância de como se deve reciclar este resíduo para evitar todos os seus impactos nas casas, rede pública, solo, clima e meio aquático.

SPARC: Salvar 200 mil litros de água é fácil

Com o Kit Soapy, a EcoX dá a oportunidade às crianças de transformarem elas mesmas o óleo alimentar usado em sabão líquido para as mãos.

Segundo dados da Quercus um litro de óleo é o suficiente para contaminar um milhão de litros de água. Dado o kit utilizar 100 mL de OAU em cada experiência, no total estamos a salvar 200 mil litros de água. Para além de ser um Kit pedagógico, é divertido e permite a interação durante toda a transformação.

O Programa Green Grease

O SPARC Vagos está inserido no Programa Green Grease que é um programa levado a cabo pela Mistolin Pro e EcoX, que transforma o óleo alimentar usado em detergentes ecológicos, segundo os princípios da economia circular.

Este programa soluciona dois problemas diários de vários estabelecimentos profissionais: a transformação dos seus resíduos e o fornecimento de um produto de primeira necessidade, os detergentes ecológicos profissionais.

Como funciona?

O programa de economia circular Green Grease é um trabalho diário por vários colaboradores da Mistolin Pro e da EcoX que garantem a sua inovação e eficácia.

  • Recolha: Retiramos o óleo alimentar usado de estabelecimentos participantes;
  • Transformação: Filtramos e purificamos o óleo para retirar sujidades pelo uso;
  • Produção: Produzimos detergente ecológico altamente biodegradável e de qualidade;
  • Retribuição: Convertemos o valor do seu óleo em descontos nos nossos detergentes ecológicos;
  • Partilha: Partilhamos nas nossas redes sociais e com os nossos colaboradores o orgulho que temos em tê-lo do nosso lado.

E quais são os estabelecimentos parceiros?

Este movimento inovador é pensado para Restaurantes, Municípios, Hotelaria, IPSS e Escolas que ao darem uma nova vida ao óleo alimentar usado adquirem o Certificado de Economia Circular assinado pela Quercus.

O Município de Vagos está na vanguarda da sustentabilidade: nas escolas. E o seu?



Scroll Up