Pisos e revestimentos: dicas para a higienização

A limpeza e higienização dos pisos pode parecer uma tarefa fácil, no entanto é um pouco mais complexa. É necessário ter em conta o tipo de piso (flutuante, cerâmica, tijoleira), os utensílios utilizados na limpeza, o detergente mais adequado e a dosagem correta a utilizar.

Uma limpeza e higienização inadequada pode gerar manchas, arranhões ou prejudicar o chão a longo prazo, diminuindo a sua durabilidade.

Mas como limpar o piso eficazmente? Quais os produtos corretos para a limpeza? Vamos dar-lhe algumas sugestões.

Tipos de pisos

Existem diferentes tipos de pisos com materiais distintos na sua composição que requerem cuidados distintos na limpeza e manutenção.

Cerâmica

Os pisos e revestimentos de cerâmica são de fácil limpeza, muitas vezes utilizados no exterior e no interior, como em varandas, esplanadas, cozinhas ou casas de banhos. São bastante resistentes e podem custar menos que outros materiais.

Flutuante

O piso flutuante tem a capacidade de gerar conforto térmico no ambiente e proporcionar isolamento acústico e, por norma é, utilizado em espaços de convívio. No entanto deve evitar colocar este piso em divisões com baixa resistência à humidade como cozinhas, casa de banho ou espaços exteriores.

Tijoleira

O piso de tijoleira é considerado mais económico e bastante versátil, uma vez que pode ser utilizado em inúmeras divisões. Contudo, proporciona pouco isolamento térmico o que pode ser desagradável em ambientes mais frios.

Como fazer a limpeza e higienização dos pisos

Antes de passar à limpeza e higienização dos seus pisos é importante:

  • Limpar, primeiramente, os móveis;
  • Retire móveis, mesas, cadeiras e outros objetos da área que pretende higienizar. Não os arraste para nãos riscar o piso
  • De seguida, varre ou utilize o aspirador no piso antes de passar a esfregona. Apanhe toda a sujidade acumulada, resíduos sólidos podem danificar o piso se não forem retiradas antes de passar à limpeza e higienização.

A dosagem certa de detergente

Dissemos acima que os tipos de pisos e revestimentos podem requerer diferentes detergentes mas e se lhe dissermos que temos uma solução que é adequada para vários tipos de pisos?

O seu piso pode refletir brilho e limpeza. Utilize o detergente de pavimentos para pisos em cerâmica, tijoleira ou flutuantes, deixando-o limpo e perfumado.

Primeiramente, num balde misture cerca de 5 litros de água morna ou quente por cada 100 ml de detergente. Caso os pisos se encontrem com bastante sujidade, aumente a dosagem para 150 ml de detergente por cada 5 litros de água. Não dispense a utilização de água morna ou quente, uma vez que esta é mais eficaz na limpeza e higienização de pisos sujos e com gorduras. A temperatura elevada faz com que seja mais fácil remover sujidades e não seja necessário tanto esforço de ação mecânica no processo final da limpeza.

De seguida, mergulhe uma esfregona de fibras macias na água e torça-a bem para retirar o excesso de água acumulada. Em pisos flutuantes demasiada água pode danificar o piso. Lave o piso todo, e se necessário passe várias vezes na mesma zona para garantir que tudo fica bem limpo e higienizado.

Terminada a limpeza, retire a água do balde e guarde todos os produtos de limpeza. Pendure a esfregona para secar e, assim não acumular humidade e bolor.

Deixe as zonas limpas a secar durante 30 minutos. Se preferir, pode abrir portas e janelas para acelerar o processo. Seguidamente, volte a colocar os móveis no lugar, com cuidado para não danificar o piso. Se necessário, utilize papel ou um pano humedecido em água para limpas os pés das mesas, cadeiras e outros móveis para evitar a criação de manchas.

Seja a diferença

Estas dicas de limpeza e higienização de pisos devem ser complementadas com uma rotina de limpeza, estabelecida em parceria entre todos o funcionários.

Esta rotina é melhor com os produtos certos, e sobretudo se acontecer com uma limpeza ecológica: o detergente de pavimentos EcoX é feito a partir do óleo alimentar usado e o seu estabelecimento pode fornecer este resíduo para a nossa produção.

A limpeza e higienização dos seus espaços pode ajudar o ambiente. Preparado para nos ajudar nesta mudança?



Scroll Up