Evitar desperdício alimentar nas cozinhas: 5 dicas!

A cozinha é, possivelmente, um local onde se gera mais desperdício ou lixo devido a comida estragada ou a embalagens. Como pode evitar desperdício alimentar nas cozinhas diariamente?

O que é o desperdício alimentar?

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura refere que existe não só o desperdício, mas também a perda de alimentos.

A perda de comida diz respeito à diminuição da quantidade e qualidade dos produtos agrícolas, florestais e pesqueiros destinados ao consumo humano que não são consumidos pelas pessoas. Isto é, as perdas de alimentos podem ocorrer desde a produção ao transporte, devido a problemas no sistema alimentar (tecnologias, infraestruturas, logística, entre outros.).

Pelo contrário, o desperdício de alimentos acontece quando os alimentos são apropriados para consumo mas foram descartados por escolha própria ou por estarem estragados.

5 ideias para evitar desperdício alimentar nas cozinhas

Em Portugal, são desperdiçados cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos por ano, de acordo com o estudo “Do Campo ao Garfo. Desperdício Alimentar em Portugal”. Como pode fazer a diferença ao evitar desperdício alimentar nas cozinhas?

Ter em atenção aos prazos de validade

Parece uma atividade tão simples mas, de acordo com o estudo acima referido, é uma tarefa que nem sempre é cumprida. Fique a saber a que pormenores deve estar atento:

“Consumir até”: significa que os alimentos não podem ser consumidos depois da data indicada no prazo de validade.

“Consumir de preferência antes do fim de”: a data indica até quando o alimento conserva as suas propriedades e a data limite é identificada com mês e ano. Pode ser consumido depois do prazo desde que cumpra as regras de conservação.

“Consumir de preferência antes de…”: a data indica até quando o alimento conserva as suas propriedades e a data limite é identificada com dia, mês e ano. Pode ser consumido depois do prazo desde que cumpra as regras de conservação.

Aproveite sempre os alimentos

Para evitar desperdício alimentar nas cozinhas é importante reduzir as perdas e aproveitar ao máximo os ingredientes disponíveis. Para além disto, comprar alimentos imperfeitos também pode ajudar a diminuir este desperdício.

Armazene corretamente

Conservar os alimentos aumenta a sua durabilidade, por isso é necessário mantê-los em locais apropriados com luminosidade ou temperatura recomendada. Pode ainda organizar os produtos de acordo com a data de validade.

Controlar o stock é essencial!

Para que não existam perdas, torna-se importante ter um sistema que controle tudo o que é ou não é necessário comprar. Deste modo, evita-se que existam alimentos estragados ou que existam falhas de stock noutros.

Too Good to Go

Naqueles dias em que, apesar de todos os esforços, sobra comida também pode evitar desperdício alimentar nas cozinhas! A app Too Good to Go permite-lhe não só vender o que sobra no seu estabelecimento como também dar visibilidade ao mesmo para angariar novos clientes.



Scroll Up