Conhece o impacto do óleo alimentar usado?

Um litro de óleo alimentar usado é o suficiente para contaminar um milhão de litros de água, de acordo com a Quercus. Tanto as gorduras vegetais como as animais são usadas na restauração, indústria e no setor doméstico. Mas qual o impacto do óleo alimentar usado?

A utilização de óleo alimentar usado

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em 2018, foram produzidas cerca de 74.351,86 toneladas de óleos alimentares em Portugal.

A APA revela ainda que a maior parte desta produção tem origem no setor HORECA.

Impacto do óleo alimentar usado

Com uma utilização significativa dos óleos alimentares torna-se importante e crucial recicla-los depois de usados. Isto porque como o óleo não se mistura com a água, muitos problemas surgem. Conheça o impacto do óleo alimentar usado a vários níveis:

Impacto do óleo alimentar usado nas casas

Ao ser descartado na pia ou na sanita as canalizações podem ficar obstruídas assim como os sistemas de drenagem de edifícios. A tubagem, de igual modo, pode ficar danificada ou até mesmo sofrer rebentamento.

Problemas que o óleo causa na rede pública

De acordo com a Associação Zero, 17 milhões de litros de óleo alimentar usado podem estar a ser despejados nos esgotos, o que aumenta os custos do tratamento das águas residuais nas ETARs em 25%.

Para além dos danos nas tubagens e coletores públicos, os óleos alimentares usados provocam problemas de desempenho nas ETARs ao nível da carga poluente a tratar, do consumo de energia e da manutenção e limpeza.

Impacto do óleo alimentar usado no meio aquático

Como referimos acima, o óleo e a água não se misturam. Este problema faz com que seja criada uma camada à superfície que impede e passagem de luz e oxigénio para o meio aquático. Esta “barreira” pode levar à morte de várias espécies.

Problemas no clima

Quando este resíduo está em decomposição liberta gás metano que é um dos gases do efeito de estufa.

Face a todos estes impactos do óleo alimentar usado, o seu estabelecimento já faz parte da solução? Nós ajudamos!



Scroll Up