Benefícios do café para a sua saúde e a do planeta

Atualmente, o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água e, é o segundo bem mais comercializado, superado apenas pelo petróleo. 

café é uma bebida com um sabor intenso e aroma forte, apreciado por muitos que não dispensam a sua ingestão pelo menos uma vez por dia. Um hábito adquirido e propagado pelo mundo fora que acarreta elevada importância na economia internacional. 

Mas será que a ingestão do café traz benefícios para a sua saúde? E, sendo um bem de grande consumo, sabe que existem formas de reutilizar as borras de café? Venha descobrir as respostas neste artigo e conheça os cafés parceiros Green Grease mais próximos de si. 

Benefícios do café e dicas sustentáveis para reutilizar as borras 

café é uma bebida com muitos nutrientes estimulantes, como é a cafeína que ajuda a prevenir o cansaço e auxilia no combate à depressão, melhorando o humor e garantindo boa disposição. No entanto, o café deve ser consumido em quantidades moderadas, uma vez que a cafeína pode aumentar a pressão arterial nos fumadores ou pessoas que sofram de ansiedade. 

O consumo moderado de café tem sido alvo de variados mitos, no entanto vários estudos têm associado o café a grandes benefícios para a saúde, com impacto positivo na prevenção de diversas doenças. 

  • O valor nutricional do café, na sua forma simples, é praticamente isento de calorias, por isso se estiver em regime de emagrecimento ou tratamento de diabetes pode continuar a ingeri-lo. 
  • É rico em antioxidantes e minerais, como sódio, fósforo, potássio e magnésio e vitaminas como tiamina e niacina. 
  • O consumo moderado de café está associado à redução de risco de alguns tipos de cancro como o do fígado ou do cólon. Tal efeito pode estar relacionado pela riqueza do café em antioxidantes que são responsáveis pela proteção das células, prevenindo assim doenças cancerígenas e atraso no processo de envelhecimento. 
  • A cafeína tem benefícios para praticantes de desporto, aumentando a sua resistência e melhoria da performance desportiva. 
  • café é um conhecido diurético natural, promovendo a eliminação de líquidos em excesso e a aceleração do metabolismo, utilizando a gordura corporal como fonte de energia, sendo por isso um aliado na perda de peso e na luta contra a celulite. 
  • Vários estudos associam o consumo de café à melhoria da memória e à prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer ou o Parkinson.  
  • Por último, o poder antioxidante e anti-inflamatório do café pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. No entanto, deve ser ingerido de forma moderada pois, pode causar insónias, hipertensão ou palpitações. 

Se gosta de beber café, não se abstenha de incluir esta bebida na sua alimentação, pois tem vários benefícios para melhorar a sua saúde, prevenindo um grande número de doenças. 

Ideias de compostagem 

As borras de café também podem ser usadas como material de compostagem para adubo pois funcionam como um complemento para o seu compostorbem como os filtros do café usados podem ser incluídos, se forem de fibras naturais. Se utiliza cápsulas de café, retire as borras da cápsula e introduza-as no compostor. Quanto à cápsula vazia, recicle-a. No entanto, podem entregar as cápsulas de café para reciclar, nos pontos de entrega de cada marca, sem retirar as borras. A utilização das borras de café são uma solução fácil e limpa que pode salvar muitas toneladas de resíduos de aterro anualmente. 

Borras de café funcionam como um repelente natural 

Para além de ser uma boa matéria orgânica para o adubo, as borras de café também podem ser utilizadas como repelente de mosquitos, lesmas ou formigas. 

Coloque as borras ao redor das suas plantas, misturando-as com a terra. A cafeina ajuda afastar estas pragas dos solos e trazem diversos benefícios para a fertilização das plantas, como carbono e sais minerais como potássio e fósforo. 

Borras de café como um fertilizante 

A borra do café oferece nutrientes importantes para o solo. Misture-as com outros fertilizantes ou adubos, como estrume ou cascas de legumes ou frutas. Deve deixar no compostor, aproximadamente 60 dias, pra fermentar, antes de colocar no solo. No entanto, se preferir, pode optar por misturar as borras de café com água e borrifar a mistura nos vasos ou canteiros. Estará a tornar as plantas mais produtivas e a protege-las contra pragas eliminando também, as bactérias e outros micro-organismos perigosos para o solo. 

Conheça os nossos parceiros que o ajudarão a desfrutar do seu café 

Se é adepto de café e gosta de desfrutar em companhia, damos-lhe algumas sugestões de estabelecimentos próximos de si que contribuem para a sustentabilidade ambiental, ao darem uma nova vida ao óleo alimentar usado que é transformado em detergentes ecológicos, usados nos seus estabelecimentos. 

Manna Porto (Porto) 

Solar Moinho do Vento (Porto) 

Alambique cafetaria (Oliveira do Hospital) 

Restaurante Piscinas do Mondego (Coimbra) 

Cervejaria Imperial (Leiria) 

Din’s Bar (Figueira da Foz)  

Pastelaria Flor de Mira (Ponte de Vagos) 

Luna Rossa (Vilamoura)  

Ilhas: 

Restaurante Borda d’Água (São Miguel, Açores) 

Restaurante Poço Azul (Achadinha, Açores) 

Preparado para desfrutar do seu café e contribuir para uma pegada mais sustentável? 



Scroll Up